11 3842 1775
Polpettone de carne

O polpettone é uma receita italiana de bolo de carne, maravilhosa para ser saboreada durante todo o ano. É um prato delicioso para os momentos em que você está com vontade de degustar uma comida reconfortante e tipicamente italiana.

Antes de abordarmos mais sobre o prato, é importante considerarmos as diferenças entre polpettone, polpetta e almôndega.

Podemos começar pela almôndega que, para a surpresa de muitos, não é um prato italiano. Na verdade, essa receita é originária da antiga Pérsia e surgiu no século XII, quando os povos dessa região desenvolveram o koofthe (carne moída ovina). 

Já o termo almôndega vem da derivação do que os árabes chamavam de al-búndiga que, em tradução livre significa “a bolinha” (o termo búndiga era utilizado para tudo que tivesse forma arredondada). 

Na Itália, as almôndegas eram servidas mais como aperitivo, sem molho de tomate e massa. Já no Brasil, o prato foi introduzido pelos portugueses e difundido pelas famílias e restaurantes italianos.

Praticamente iguais, polpettas (ou porpetas) e almôndegas são bolinhos de carne fritos, cozidos ou assados e uma versão do que os italianos costumavam servir sem molho. Atualmente, são mais usuais em pratos com molho de tomate e, às vezes, acompanhados de massa. 

Polpettone, uma receita que passa por vários continentes

Com o tempo e após a invasão árabe na Ásia e Europa, a receita passou a ser adaptada segundo a cultura e condições de cada região, até se popularizar e se consagrar na Itália. Variações do prato com temperos e outras carnes na receita são famosas também na Espanha, Holanda, Bélgica, Alemanha e Portugal, entre outros países.

Polpettone, também chamado por alguns de almôndega grande

Bartolomeo Scappi, famoso chef italiano da Renascença e cozinheiro dos Papas, foi o primeiro a incluir o polpettone em um livro de receitas, em 1570. Se o nome de origem polpette está relacionado a almôndegas, polpettine é um diminutivo desse termo e polpettone, a versão grande de polpetta.

Um bolo de carne polpettone tradicional é feito, principalmente, de carne moída misturada com aglutinantes como ovos, pão ralado, especiarias e ingredientes que variam de acordo com a receita e tradições locais.

Polpettone da Vania Rotisserie, uma experiência imperdível!

Na Vania Rotisserie, o polpettone é preparado com carnes selecionadas e temperos especiais, recheado com muçarela, assado ao ponto para preservar o sabor e suculência e servido com molho ao sugo e parmesão. Pesa, em média, 300 g.

Além da apresentação final do prato com molho ao sugo e parmesão, muitos clientes optam por combiná-lo com uma massa Vania Rottisserie ou com o tradicional espaguete.

Sugestões de combinação com o polpettone da Vania Rotisserie:

  • Polpettone com gnocchi
  • Polpettone com fetuccini
  • Polpettone com lasanha

Pin It on Pinterest

Share This