Talvez possamos dizer que o Dia das Mães e o Dia dos Pais são, para muitos, além do Natal e da Páscoa, as datas mais afetivas do ano. Inegavelmente, são momentos de confraternização familiar caracterizados por aproximação, afeto e carinho para muitas famílias.
Comemorado em vários países em datas diferentes, no Brasil o Dia das Mães foi estabelecido por um decreto emitido pelo presidente Getúlio Vargas e é celebrado no segundo domingo de maio.
A origem moderna da comemoração remonta aos Estados Unidos, no início do século XX.
Alguns historiadores destacam semelhanças entre essa data e celebrações realizadas na Antiguidade clássica, na Grécia e Roma antigas. Porém, sabe-se que não existe uma associação entre as comemorações modernas e as da Antiguidade. Mesmo assim, alguns historiadores indicam uma certa relação para demonstrar que festivais em homenagem à figura materna não são uma exclusividade do mundo contemporâneo.
Uma homenagem que abrange todas as mães
Em outra relação, acredita-se que a idealizadora do Dia das Mães, na sua forma atual, foi a filha de Ann Maria Reeves Jarvis. Em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte da metodista Ann Jarvis, a filha prestou uma homenagem à mãe: preparou um memorial e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães passasse a ser um feriado reconhecido.
Um presente para o Dia das Mães? Que tal um almoço especial?
O almoço do Dia das Mães é uma grande oportunidade para reunir toda a família e proporcionar momentos marcantes e afetivos, repletos de amor. E nada mais especial do que ter à mesa os deliciosos pratos da Vania Rotisserie, que há décadas fazem parte da tradição gastronômica de centenas de famílias paulistanas.
O segundo domingo de agosto é dia de todos os pais!
Alguns consideram que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia há mais de 4 mil anos, quando Elmesu, um dos filhos do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro “cartão” com uma mensagem que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos, em 1909, Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil americana, resolveu homenagear seu pai. E, como no caso do Dia das Mães, a data foi estabelecida com o objetivo de fortalecer os laços familiares. Em 1910, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, uma petição para que a data se tornasse oficial. Com isso, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, data do aniversário do pai de Sonora.
Após essa primeira celebração, a data difundiu-se por todo o estado de Washington e, em seguida, por todas as regiões dos Estados Unidos. Desde então, comemora-se o Father’s Day (Dia dos Pais) no país.
No Brasil, a data é celebrada no segundo domingo de agosto. Sua implantação é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, antigo diretor do jornal O Globo, com o propósito de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados de presente.
Confira algumas sugestões de pratos consagrados da Vania Rotisserie que fazem muito sucesso tanto no Dia das Mães quanto no Dia dos Pais:
- Lasagne Bolognesa
- Ravioloni de Muçarela de Búfala
- Ravioli de Limão Siciliano
- Filé ao Molho Madeira
- Filé ao Molho de Mel e Mostarda
- Frango Recheado com Farofa
- Lombo Assado
- Costela Suína ao Molho Agridoce